segunda-feira, 30 de maio de 2011

Criatividade

No Rio de Janeiro, uma rede de venda de legumes, verduras e frutas - HORTIFRUTI, há 2 anos inovou em suas propagandas, criando uma série baseada em títulos de filmes onde os atores principais são os próprios produtos da loja.

Os cariocas ficavam na expectativa da próxima propaganda, que era sempre estampada em um outdoor no Centro do RJ... e o lançamento sempre as segundas-feiras.

sábado, 28 de maio de 2011

Aroma e Sabor do Cognac


Uma bebida que agrada paladares, da um toque especial no café, em trufas e bombons. Seus degustadores exigem cuidado ao levá-la até a boca para não perder o sabor e, para eles, o prazer da bebida começa desde o seu aroma. 


Destilado do vinho, o conhaque surgiu por volta do século XII na região de Cognac, sudeste da França. Naquela época os vinhedos estavam com problemas, além do vinho estragar rápido, por sua qualidade ser inferior, o governo cobrava altas taxas para exportar bebidas. Alguns vinicultores pensando em sanar os problemas, resolveram destilar uma parte do vinho. Parte do álcool obtido na destilação acabou envelhecendo em barris. Com o passar do tempo essa bebida adquiriu uma cor caramelo e perdeu muito de seu ardor, originando o conhaque. 


Até o século XVII, era consumido como o uísque antes das refeições. Mas uma praga atingiu os vinhedos europeus. Com isto o preço do vinho ficou em alta, e como consequência, teve que diminuir o consumo do conhaque e suas doses. Justificando assim o seu preço elevado, já que é necessário cerca de cinco litros de vinho para fazer um litro de conhaque. 

Curiosidades: 


Você sabia que o envelhecimento do conhaque recebe seis faixas classificatórias? Conheça elas: 

☆☆☆ (Three Stars) - Cognac standart, 5 anos de envelhecimento 

V.O. - Very Old, mais de 5 anos de envelhecimento 

V.S.O. - Very Special Old, mais de 15 anos de envelhecimento 

V.S.O.P. - Very Special Old Pale, mais de 20 anos de envelhecimento 

V.V.S.O.P. - Very Very Special Old Pale, mais de 25 anos de envelhecimento 

X.O. - Extra Old, mais de 30 anos de envelhecimento (alguns não consideram tal classificação, continuando a classificar conhaques acima de 30 anos como V.V.S.O.P.). 

Deguste um bom conhaque de forma correta 


Deve ser servido à temperatura ambiente em taças menores, cujo fundo caiba na palma de sua mão. Ao longo da degustação, o contato da taça com a mão permiti que a temperatura do líquido suba lenta e gradativamente e, assim, permitir o desprendimento dos aromas da bebida. 

Dica para saborear o Cognac no friozinho 


Uma bebida que pode ser servida para aquecer sua noite e trazer sabor a uma combinação magnífica, apresento o choconhaque 

Ingredientes

250 ml de leite quente
50 ml de conhaque
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Açúcar, chantili e canela em pó em quantidade de sua preferência.

Misture bem o leite, conhaque e a açúcar a gosto. Coloque nas xícaras com chantili, polvilhe canela e sirva-se.


Texto: Anieli Barbosa - Lance Comunicação

Chocolate Quente, a bebida dos Deuses...

Friozinho chegando, à temperatura pede líquidos mais quentes para manter o corpo aquecido. Mas o sabor não pode ser deixado de lado. E chocolate é sempre bem vindo, seja branco, preto, amargo, ao leite, em tablete, derretido ou em bebidas. Então unindo o útil ao agradável saboreie a “bebida dos Deuses”.

Chocolate quente de inverno
4 copos de leite (a sua escolha)
1 caixa de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo
Ferva o leite, logo depois coloque aos poucos o creme de leite e derreta, em outra panela ou no microondas,  o chocolate. Depois misture bem tudo e está pronto!
Chocolate quente cremoso
4 copos de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 lata de leite condensado
1 colher (chá) de canela


Primeiramente, esquente o leite. Quando já estiver bem aquecido, ainda em fogo, acrescente o amido de milho 
para dissolver, mexendo sempre.
Quando já estiver dissolvido, acrescente o chocolate em pó, a canela e o leite condensado, mexa bem, até engrossar.
Curiosidade
Chocolate: Uma fonte de proteínas e altamente energético, em dose moderada pode ser saboreado com prazer e sem causar danos ao organismo.  Batizado com o nome de “Theobroma”, que vem do grego e quer dizer “alimento dos Deuses”. A princípio utilizado como bebida um pouco amarga, o chocolate era feito da mistura do cacau torrado, com água. Só em meados do século XVIII é que a consistência sólida do chocolate foi desenvolvida pelos franceses.
O cacau: É originário da América do Sul, e seus primeiros consumidores foram os astecas e os maias. Os espanhóis colonizaram estes povos e foram os responsáveis pela expansão do chocolate na Europa. 

Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brahma faz ações para fidelizar clientes nos pontos de venda

A Brahma realiza ações promocionais para fortalecer o relacionamento com os canais de venda e estimular a fidelização de clientes nos bares participantes. Uma delas é a “Volte Sempre”, que dará 50% de desconto em pedidos de segunda a quarta-feira para clientes que consumirem um Chopp Brahma acompanhado de petiscos de quinta-feira a domingo. Já a promoção “Saideira a Toda Hora” é válida de segunda a quarta-feira e, a cada dois chopps da marca pedidos, o consumidor ganha o terceiro. Iniciativas serão realizadas em 1.200 estabelecimentos do país e quem assina é a agência NewStyle.
fonte:http://www.mundodomarketing.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SPOLETO PARTICIPA DA “SEMANA DO OTIMISMO QUE TRANSFORMA” DA COCA-COLA

Em parceria com a Coca-Cola, a rede de culinária italiana Spoleto realiza a “Semana Otimismo que Transforma”, de 22 a 29 de maio, durante a qual cada produto da Coca-Cola Brasil vendido no País reverterá quase três centavos aos programas do Instituto Coca-Cola Brasil (www.institutococacola.com.br). Em 2010, foram arrecadados R$ 5,8 milhões para os projetos nas áreas de Meio Ambiente e Educação.

São mais de 150 produtos do portfólio da Coca-Cola Brasil, que inclui águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, isotônicos e lácteos, que gerarão recursos para os programas “Reciclou, Ganhou”; Água das Florestas; Coletivo; Valorização do Jovem e Educação Campeã. Neste ano, os consumidores podem aumentar sua participação na Semana. Além de comprar produtos para contribuir diretamente para os projetos, poderão enviar suas fotos no momento do consumo para o site www.semanaotimismo.cocacolabrasil.com.br, entrando, assim, no “Mural dos bons”. 

O Spoleto é um dos parceiros da Coca-Cola. Os 273 restaurantes da rede, espalhados em 23 estados e no Distrito Federal, participam da campanha. 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
andreia@spoke.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais opções para eventos em Indaiatuba



Eventos lembram pessoas, aperitivos, coquetel e decoração. Melhor quando vem acompanhado com requinte e sofisticação. Para agradar os seus convidados é necessária a combinação de um bom Buffet com um lugar atrativo, arejado e confortável.


       Foi neste clima que o Elitte Buffet apresentou-se a Indaiatuba, na noite de ontem (24), com um coquetel oferecido a amigos e parceiros. Ele é o mais novo organizador de festas e eventos da cidade e, seu foco é preservar a satisfação e tranquilidade dos seus clientes.



O evento aconteceu no salão Andaluz, na Hípica. O salão que, com mais de 15 anos sediado na cidade, tem um espaço nobre inserido entre a natureza e proporciona uma harmonia no ambiente. Os convidados puderam apreciar os comestíveis, o ambiente, a decoração e ao mesmo tempo conhecer os serviços prestados pelo Elitte e pelo Andaluz.


Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

A Medida Certa!

Você sabe a medida certa dos ingredientes de sua receita? Uma boa degustação começa em seu preparo. Imagine fazer uma torta e acrescentar sal a mais? Ou em um doce que pede mais atenção, como exemplo petit gateou, se deixá-lo no forno em temperatura errada, seu bolinho para acompanhar o sorvete já era! E quando sua iguaria pede uma xícara ou colher de determinado ingrediente, mas só vê na sua frente um copo de medida de ml?!
Pensando nisto, trazemos uma tabelinha de equivalência de algumas medidas e temperaturas:

Tabela de equivalência

Xícara de chá:
1 xícara (chá) equivalem a 240ml
1 xícara (chá) de açúcar = 180g
1 xícara (chá) de farinha de trigo = 120g
1 xícara (chá) de manteiga = 200g

Colher de sopa:
1 colher (sopa) equivale a 15ml
1 colher (chá) equivale a 5 ml
1 colher (sopa) de açúcar = 12g
1 colher (sopa) de farinha de trigo = 10g
1 colher (sopa) de manteiga = 12g
1 colher (chá) de fermento em pó = 10g


Temperaturas 

ºC
120
Muito baixa
140
Muito baixa
150
Baixa
160
Baixa
180
Moderada
190
Moderada
200
Quente
220
Quente
240
Extremamente Quente
250
Extremamente Quente

Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

terça-feira, 24 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

The Fifities chega a Campinas

Rede de hamburguerias inspirada nos diners norte-americanos abre ao público no dia 25 de maio, no Shopping Iguatemi, sua 12ª unidade

A década de 1950 ficou conhecida como os Anos Dourados. A definição remete a um período pós-guerra marcado pelo renascimento industrial e por uma revolução cultural sem precedentes. O rock'n roll começava a fervilhar. No Brasil, tinham início as transmissões de televisão e os diners norte-americanos com seus milk shakes, hambúrgueres e batatas fritas chegavam ao conhecimento dos brasileiros por meio de filmes e séries norte-americanas, como I Love Lucy. Esse período serviu de inspiração para o nascimento do The Fifties Traditional Burger, em 1992, em São Paulo. A rede, pertencente à Laço Management, inaugura sua 12ª unidade no dia 25 de maio, no Shopping Iguatemi Campinas. No primeiro dia de operação, a casa abrirá das 19 horas às 22 horas. A partir do dia 26, o horário será das 11h30 às 22 horas

Fonte: http://www.mercadogastronomico.com.br/ 23/05/2011

Brasil conquista prêmio importante para a cultura cervejeira do país

Brasil conquista prêmio importante para a cultura cervejeira do país

Cervejaria Bamberg é eleita a Melhor Cervejaria da América do Sul pelo South Beer Cup

De 10 a 14 de maio aconteceu o Great South Beer Cup, campeonato sulamericano de cervejas em Buenos Aires, Argentina. Mais de 80 cervejarias participaram do evento com cerca de 300 tipos de cervejas, que agitou o cenário cervejeiro. Especialistas do mundo todo julgaram cerca de 15 itens, entre elas a Melhor Cervejaria da America do Sul.
A Cervejaria Bamberg foi uma das concorrentes e conquistou 4 medalhas de prata com os seguintes estilos: Rauchbier, Helles, Schwarzbier e Munchen. Por ser a cervejaria mais premiada no concurso, faturou o prêmio de Melhor Cervejaria da America do Sul.
"Esse é um momento único na história da Bamberg e também na cultura cervejeira nacional. Nosso empenho em desenvolver e produzir cervejas históricas tem refletido no cenário cervejeiro mundial. Nós e outras conceituadas cervejarias brasileiras temos provado que através de um trabalho sério e comprometido, é possível mudar a cultura gastronômica de um país. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos na direção certa", declara Alexandre Bazzo, mestre cervejeiro e proprietário da Bamberg.


Sobre as vencedoras:
Bamberg Rauchbier - Tradicional cerveja da cidade de Bamberg, onde o malte passa pelo processo de defumagem onde são utilizadas madeiras das florestas daquela região, é uma cerveja de baixa fermentação com 5,2% de teor alcoólico.
Bamberg Helles- Tradicional cerveja clara bebida no cotidiano do cidadão de Munich. Cerveja de baixa fermentação com 5,0% de teor alcoólico, fácil de ser bebida e refrescante.
Bamberg Schwarzbier - Cerveja preta encontrada na região da Francônia, é uma cerveja de baixa fermentação com 5,0% de teor alcoólico, fácil de ser bebida e muito complexa nos aromas e sabores.
Bamberg Munchen - Cerveja classificada como estilo Munich Dunkel, é uma cerveja de baixa fermentação com 5,0% de teor alcoólico.
Mais informações através do site www.cervejariabamberg.com.br ou www.southbeercup.com/
Fonte: http://www.mercadogastronomico.com.br/carta-de-bebidas/brejas/10902-cervejaria-brasileira-e-eleita-a-melhor-cervejaria-da-america-do-sul.html

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campinas e Região já podem contar com delivery online em gastronomia pelo Restaurante Web - É um restaurante que você faz pedidos online.


Sobre o RestauranteWeb:

Criado em 2003, o RestauranteWeb é pioneiro no Brasil com serviço de delivery online em gastronomia. O portal reúne hoje mais de 1.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil e tem presença em Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão. Com cerca de 180 mil usuários cadastrados, a empresa oferece um leque variado de comidas típicas, entre elas a alemã, árabe, chinesa, espanhola, indiana, japonesa, mexicana, além dos tradicionais fast-foods e as refeições brasileiras. Todas podem ter pedidos a um clique de distância.

Bar Ponto 1 é o vencedor do Comida di Buteco em Campinas

Foto Suely da Silva Lim


O Ponto 1, bar localizado em Barão Geraldo, foi eleito o melhor boteco de Campinas pelo concurso Comida di Buteco. O primeiro lugar foi conquistado com o petisco Pastelzinho Mineiro, feito de fubá e recheado com carne seca e queijo. Em segundo lugar ficou o Edu Pizza Bar com seu Rosbife servido com alcaparras e rúcula, e em terceiro o Bar do Carioca (campeão de 2010), com a porção de Moela de Macabu. O resultado da eleição foi conhecido na noite da terça-feira, 17 de maio, em uma festa para convidados no bar Coronel Mostarda, no Cambuí.


O concurso envolveu 19 bares de Campinas e um de Paulínia. No total, foram contabilizados 6.631 votos. Público e jurados votaram nos quesitos sabor do petisco (com 70% do peso na nota), atendimento (10%), temperatura da bebida (10%) e higiene do local (10%). O vencedor foi o que obteve a melhor média. A apuração foi feita pelo instituto Vox Populi.



O Comida di Buteco começou há 10 anos em Belo Horizonte e hoje se espalha por 15 cidades brasileiras. Este foi o segundo ano que o concurso gastronômico ocorreu em Campinas.



A proposta do evento é promover comidas típicas e estabelecimentos de pequeno e médio porte que mantêm vivos os pratos tradicionais da cultura regional.



Participaram este ano os botecos: 1º de Abril, Bar da Coxinha, Bar É Du Bambu, Bar do André o Rei do Mé, Bar do Bigodi, Bar do Cação, Bar do Carioca, Bar do Gerson, Boteco do André, Bar Esquinão, Preste Atenção, Candreva, Trem Mineiro (em Paulínia, o único fora de Campinas), Cultura de Bar, Edu Pizza Bar, Ponto 1, Bar do Cachaça, Vila Bambu, Rei do Joelho e Buteco Rancho São Joaquim.


Bellini Ristorante apresenta novo cardápio para o almoço

Foto Divulgação

O Bellini Ristorante, referência em gastronomia mediterrânea na Região Metropolitana de Campinas, traz novidades no cardápio de almoço Dia-a-dia. Sob o comando da gerente executiva Cristina Róseo, a casa oferece pratos variados e criativos, que incluem desde galetinho cozido no vácuo com ervas e azeite até risoto de carne seca com abóbora.


O novo cardápio traz receitas exclusivas como o arroz de português com lascas de bacalhau e ovos mexidos, e medalhão de mignon servido com molho de cerveja preta e duo de purês (mandioquinha e batata), além da sobremesa: banana da terra frita, servida com sorvete de rapadura. Alguns pratos possuem indicativo de calorias no cardápio.

Cristina Róseo aponta os cuidados dos profissionais do Bellini em diferentes frentes como grande diferencial da casa. “Primamos por um cardápio diferenciado, ingredientes selecionadíssimos, uma carta de vinhos apurada, profissionais bem preparados e um ambiente tão confortável quanto saudável”, aponta, acrescentando que “O segredo é cuidar dos detalhes”.

Serviço:
Bellini Ristorante
Endereço: Av. José de Souza Campos (Norte-Sul), 425 – Cambuí. (19) 3755-8027
Valor: R$ 44 (entrada, prato e sobremesa)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

III Festival Gastronômico de Campinas

O III Festival Gastronômico de Campinas ocorrerá entre 15 de julho e 07 de agosto, com o tema “Culinária Italiana” e a participação de 49 restaurantes, incluindo representantes de cinco cidades convidadas: Indaiatuba, Jaguariúna, Holambra, Valinhos e Vinhedo.
ITÁLIA – A opção em homenagear a culinária italiana justifica-se não só pela excelência dos pratos, que harmoniza muitos séculos de sabores árabes, normandos, espanhóis, entre outros; mas principalmente pela imigração que faz do Brasil um dos países mais “italianos do mundo”. Na região, não é diferente. Embora tenha recebido diversos povos que impulsionaram a cultura cafeeira, os italianos foram a maioria. A imigração italiana foi a mais forte na década de 30 e com seus representantes marcou a região com a gastronomia, que hoje é um dos patrimônios daquele país.
Confira os restaurantes participantes:

68 Pizza Bar
Babbo Giovanni Pizzaria
Bar do Marcelino
Baracat Restaurante
Bellini Ristorante - Vitória Hotel Campinas
Bráz Pizzaria
Brou'né
Ca´Di Mattone
Cantina Romanos
Casa de Maria Bistrô
Casa Guanabara
Casa Rio Bar & Restaurante
Cayena Bistrô Campinas
Conte Italian Steakhouse
Corina Roticeria e Restaurante
Del Jardin Restaurante - Hotel Tryp Campinas
Estação Marupiara
Fellini Ristorante e Vinheria
Fiducia Pizzaria
Forneria San Pietro
Gallo Nero Ristoranti
Giovannetti V
Joe & Leo's
Kaizen Japanese Food
La Palette Restaurante - Royal Palm Plaza - Resort Campinas
La Pasta Gialla
L'Alouette
Lellis Tratoria
Matisse Restaurante - Royal Palm Residence
O Maestro Restaurante - Hotel Premium Norte
Olivetto Bar & Mar
Olivetto Restaurante e Enoteca
Ópera Morena - Mercure Hotel Campinas
Park Tower Restaurante - Park Tower Hotel
Restaurante Théo Medeiros
Sol Inn Barão Geraldo Restaurante - Hotel Sol Inn Barão Geraldo
Strog&noff
Tonico`s Boteco
Uva Bar
Vila Flores – Comfort Suites Campinas
Vila Paraíso
Vila Real Restaurante – Royal Palm Plaza - Resort Campinas
HOLAMBRA - Bar e Restaurante Vila de São Paulo
INDAIATUBA - Le Triskell Bistrô
INDAIATUBA – Vick Pizza Bar & Cozinha - Vitória Hotel Indaiatuba
JAGUARIUNA – Bar da Praia
VALINHOS - Babbo Giovanni Pizzaria
VALINHOS - Ristorante Laura e Francesco
VINHEDO - Jensen Gastronomia


quarta-feira, 18 de maio de 2011

A sofisticação do “café nosso de cada dia”


Para os apreciadores o aroma que se espalha no ambiente é inrresistivel, a bebida vem em xícaras simples ou sofisticadas, taças ou canecas, pode ser gelado, quente e, acompanhado com iguarias ou acrescentada a outros sabores. Se estiver com sono ajuda a despertar e para os fumantes é um ótimo companheiro. Uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, o café é muito importante para a economia do país.

Originário da Etiópia, por volta dos anos 800, os frutos do café começaram a ser consumidos como uma pasta fortificante, usada para que os árabes ficassem mais tempo acordados para realizarem suas orações. Na Europa foi usado inicialmente como remédio e a partir do século XVII passou a ser adotado como bebida. Chegou ao Brasil em 1727 e, em 1830 o café transformou-se no principal produto de exportação do país. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do mercado internacional e, também, o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
Ao decorrer dos anos a bebida ganhou sabores, texturas, mitos, benefícios e malefícios. Frequentar cafeterias ou boutiques de café tornou-se um hábito cada vez mais comum. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), nos últimos sete anos, o consumo do café fora de casa cresceu 170%. Ainda de acordo com a Associação as cafeterias do Brasil tiveram uma expansão significativa. O setor cresce 20% ao ano e já contabiliza mais de 2.500 estabelecimentos no país. Cresceu tanto que hoje existem feiras e concursos internacionais de cafés especiais no mundo e surgiram novas especializações.


 Empresários perceberam que esta nova demanda é atrativa e gera lucros. Começaram a investir em boutiques, franquias de café e, nas sofisticações de suas cafeterias, deixando o ambiente agradável, trazendo ao consumidor novidades, conforto e aconchego. A contratação de baristas, pessoas especializadas no preparo do café, se tornou mais comum nestes lugares e até mesmo nas padarias mais modernas.
Os baristas estudam a história, o cultivo, os tipos de grãos, e as origens, Criam novas receitas tanto do expresso, quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base do café. Hoje encontramos a bebida com chantili, com leite, chocolate, leite condensado, vodca, rum, conhaque, entre outras. Além de ser usado como ingrediente no preparo de bolos, tortas e doces.


Texto: Anieli Barboni - Lance Comunicação

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que tal um pão de queijo?


Esta com fome? Que tal um pão de queijo. E melhor, se este for recheado?
Assim como a tecnologia se renova as receitas também. A pedida da vez é combinar pão de queijo com recheios doces e salgados. Uma mistura diferente e que agrada muitos. Você pode encontrar esta iguaria em Cafés e em diversos shoppings e cidades do país. São recheios de queijo, cheddar,queijo com azeitona, Polenguinho , doce de leite entre outros.

Você sabe a origem do pão de queijo?
Apesar de ser típico de Minas Gerais, a história de sua origem tem várias versões.
Primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo. Depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos se incorporou ao biscoito que, foram moldados em pequenas bolinhas e assados.
Outra possibilidade é que a receita tenha surgido nas fazendas de Minas, onde comer queijo após as refeições era hábito antigo e as sobras do queijo que endureciam eram aproveitadas. Como a farinha que chegava até as cozinheiras da fazenda era de baixa qualidade, elas passaram a substituí-la por polvilho nas receitas dos pães e acrescentando o queijo sobrado, daí originou o seu nome.

Somente na década de 1960, com o desenvolvimento e expansão das quitandas e dos mercados, o pão de queijo expandiu e conquistou a culinária brasileira e de diversos países. Com este crescimento apareceram novas tecnologias de processamento e de equipamentos e, surgiram criatividades como, pão de queijo com chocolate, com ervas, com goiabada e o recheado.

Já te deu água na boca? Então, que tal aproveitar e por a” mão na massa”.








Ingredientes:

1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo);

500 gramas de queijo Minas Padronizado ou Curado;

500 ml de leite;

5 ovos;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 colher de sobremesa de sal.

Modo de fazer:
Peneire o polvilho numa gamela. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C.

Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.

Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário. Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final.

Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.

Dicas:
. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?

. Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.

. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

. Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará "bão demais". Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa!

. Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um também autêntico
requeijão de barra, também das Minas Gerais.


Texto Anieli Barboni - Lance Comunicação

terça-feira, 10 de maio de 2011

DICA DE GOURMET

A Banca do Ramon é uma das pioneiras do Mercadão, desde que o imponente edifício da Rua da Cantareira foi aberto ao público, no ano de 1933. você encontra absolutamente tudo que um gourmet ou gourmand sonha encontrar num empório. São mais de 4 mil itens, dos mais variados tipos e procedências, escolhidas a dedo por Aldemir Abdala, o proprietário, que, por conta do nome da banca, acabou sendo chamado de Ramon por quase todo mundo. Há 15 anos a frente do negócio que sempre foi da família, Abdala transformou a pequena banca de frutas dos anos 30 num pool de 4 amplas e bonitas bancas dentro do próprio Mercado Municipal e uma bela loja de rua no bairro do Tatuapé.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Onda saudável



Os iogurtes gelados vieram para ficar. No começo parecia uma febre qualquer, mas a coisa pegou e hoje já fazem parte da vida dos brasileiros.Saudáveis e gostosos, os frozen yogurtes, como são conhecidos, são uma boa pedida para o verão que está chegando.Os frozen yogurtes são sorvetes de iogurte onde você pode acrescentar frutas e coberturas a seu gosto, chamados de Topping. Abaixo as opções de Topping da marca Yoforia.
A maior parte das lojas de frozen yogourtes são grandes franquias que crescem de maneira assustadora. Não é por menos, o produto é bom e saudável. Para poder competir com a concorrência, as marcas foram obrigadas a encontrar especialidades e diferenciações . Quem ganha com isso somos nós, os apaixonados pelo refrescante frozen yogurt, que fica cada vez mais gostoso e com mais opções. É só escolher uma loja mais perto de você e provar essas delicias.Para estimular a criatividade de seus clientes e poder proporcionar uma experiência nova com a mistura de texturas, cores e sabores, a YOGGI oferece o Yoggi Blend, uma opção onde quem escolhe o sabor é você, misturando frutas, cereais ou chocolate em seu Frozen Yogurt. Outra tentação é o Yoggi Waffle e pensando também no inverno brasileiro a YOGOFRESH lançou seu café especial, o Yogocoffe, além de oferecer as opções de Yogoshake e o Yogofit.






Receita bolinhos de bacalhau do Mercadão


O bolinho de bacalhau do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, é um dos mais conhecidos da cidade. Se você já teve a chance de experimentar e quer comer de novo, ou nunca experimentou e tem vontade, a hora é essa.

Ingredientes

  • Um kg de bacalhau
  • Água, o suficiente para deixar de molho
  • Azeite de oliva, o suficiente
  • 300 g de batata cozida e amassada
  • Quatro colheres (sopa) de amido de milho
  • Dez dentes de alho amassados
  • 50 ml de azeite de oliva extravirgem
  • Duas colheres (sopa) de salsinha picada
  • Óleo quente, o suficiente
  • Um ovo

Modo de preparo

Para dessalgar o bacalhau, coloque-o de molho na água. Troque-a de três em três horas, por seis vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau e desfie-o. Deixe esfriar. Regue o bacalhau com o azeite de oliva e deixe descansar por 12 horas. Acrescente a batata e misture bem. Em seguida, acrescente, nesta ordem e sem parar de mexer, o amido, o ovo, o alho, o azeite e a salsinha, e misture até que fique homogêneo. Unte as mãos com um pouco de azeite e modele os bolinhos. Frite-os no óleo quente.

Rendimento: 20 unidades

Tempo de preparo: 40 minutos (+ 30 horas para dessalgar o bacalhau, cozinhá-lo e deixá-lo descansar no azeite)

Grau de dificuldade: moderado


Fonte: Edu Guedes / R7

terça-feira, 3 de maio de 2011

Receita de Combinado de Talharim ao Molho Mediterrâneo com Polpeta de Cordeiro


INGREDIENTES:

Polpeta de Cordeiro:

- 300g de Pernil de Cordeiro

- 100g de Carne Bovina

- 100g de Carne Suína

- 100g Farinha de Rosca

- 50ml de Azeite de Oliva

- 01 Ramo de Manjericão bem Picado

- 01 Ramo de Tomilho bem Picado

- 01Ramo de Alecrim bem Picado

- 01 Cebola Média Picada

- 02 Dentes de Alho Picado

- Sal à Gosto

- 200g de Talharim

Molho mediterrâneo:

- 500g de Tomate Pomodoro

- ½ Cebola bem Picada

- 30g de Alcaparras

- 1 Colher de Manteiga

- 01 Dente de Alho

- 300ml de Caldo de Legumes

- 30g de Azeitonas Picadas

- 01 Pitada de Pimenta Calabresa


MODO DE PREPARO:

Polpeta de Cordeiro:

Moer todas as carnes na hora e misturar todos os temperos com a farinha. Amassar bem até dar liga. Depois dar formato colocando em cima de uma bancada e cortando com um arco ou um copo. Coloque em uma panela o Óleo para aquecer à 180ºC, coloque as Polpetas para fritar até ficar ao ponto.

Molho mediterrâneo:

Em uma Panela Aquecida derreter a Manteiga, refogar a cebola, o alho, as azeitonas e as alcaparras. Em seguida colocar o Tomate com o caldo e deixar ferver por 10 minutos.

MONTAGEM DO PRATO:

Em uma frigideira colocar o Molho, o talharim cozido (Fresco do Armazém Italiano) e as Polpetas e puxar para misturar bem e pegar sabor. Colocar em um Prato e decorar com folhas de Manjericão.

Importante: Ao cozinhar o Talharim usar uma boa quantidade de água fervente e temperada com sal. Depois é só retirar a massa al dente.


Armazém Italiano

Batel

Chef Pedro Calacans