sábado, 29 de janeiro de 2011

O verdadeiro molho de tomate italiano









Na verdade há tantas receitas de molho de tomate espalhadas pelo mundo que seria difícil dizer qual a original. Mas aqui passamos uma receita bem estendida pela Itália, que abre mão de artifícios e é muito simples de fazer.

Ingredientes: 5 colheradas de azeite de oliva, 1 quilo de tomates bem maduros do tipo Débora sem pele, 1 cebola grande picadinha, 3 colherinha de açúcar, 2 folhinhas de louro, alfavaca, orégano, sal e pimenta

Frite a cebola e o alho no azeite. Por outro lado tire o suco do tomate e reserve, acrescente os tomates secos e espremidos à cebola e deixe fritando por uns minutos, depois acrescente o suco e os demais ingredientes e deixe no fogo por 15 minutos com exceção da alfavaca e o orégano que deverão ser acrescentados no último minuto.

Fica a liberdade de brincar com os temperos do jeito que achar melhor, perceba que é uma receita bem natural e saudável, abre mão dos conservantes do extrato ao aumentar a quantidade de tomate.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Frutas quanto comê-las?


A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que umSORVETE, mesmo tendo valor calórico igual. Por exemplo: Uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas, ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% Absorvido. Portanto, A MAÇÃ ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas eminerais.(graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).
A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE.SE ASSIM FOSSE, OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS.
Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela éconsiderada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.
A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.
Os chineses e os japoneses têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago. Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza. MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR CÂNCER. Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!!
O estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios FACILITAM A DIGESTÃO.
Fonte: Temperos e Especiarias

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gelatina de Abacaxi - Sobremesa refrescante de baixa caloria!


Gelatina de Abacaxi
Ingredientes
1 abacaxi grande
1/2 copo de água
6 unid de pimentas jamaicanas Temperos e Especiarias
3 unid de pau de canela 6 cm Temperos e Especiarias
5 colheres de sopa de açúcar ou adoçante tal e qual forno e fogão
3 caixinhas de gelatina de abacaxi diet
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo
Descascar e cortar o abacaxi em pedacinhos. Leve ao fogo com a água e o açúcar e cozinhe por 15 minutos. Separe o abacaxi da calda e reserve.

Faça a gelatina de forma tradicional, mistura o com o creme de leite na gelatina ainda quente .
Coloque o abacaxi num refratário e despeje o creme por cima.

Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Dica: Caramelizar fatias de abacaxi para decorar

Indaiatuba ganha primeira loja de frozen yogurt


Instalada na nova ala do Shopping Jaraguá, loja prima pelo alto valor nutritivo do produto

As altas temperaturas, típicas desta época do ano, são ideais para consumir alimentos mais leves, como a mais nova sensação que chega ao mercado de Indaiatuba: o frozen yogurt. Um combinado de iogurte com baixa caloria e frutas selecionadas, que já é sucesso em grandes metrópoles de todo o mundo, e nas principais cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro, e que agora está disponível em Indaiatuba na YogoYes Frozen Yogurt, que abriu suas portas em dezembro, no Shopping Jaraguá.

Para quem ainda não conhece, o frozen yogurt é uma sobremesa a base de iogurte, sem gordura que possui alto teor nutritivo. Além disso, o valor biológico das proteínas encontradas no iogurte é superior às encontradas no leite fresco, o que proporciona o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B. “O iogurte chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum, pois seus principais elementos são pré-fermentados”, comenta a proprietária da marca Maria Estela Fantinatto Nicolino.

Muito conhecido como um produto-saúde, o frozen contém até um terço das calorias do sorvete comum e é isento de gordura. É um alimento rico em cálcio e de alto valor nutritivo que aliado a atividades físicas, ajuda a fortalecer os ossos e equilibra a flora intestinal, já que contém bífido-bactérias e lactobacilos que favorecem as funções digestivas e intestinais.

A YogoYes Frozen Yogurt está instalada próximo à entrada principal, na loja 75 do Shopping Jaraguá Indaiatuba, localizado à rua Humaitá, 773, Centro.

Fonte: Lance Comunicação

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PANQUECA DE PALMITO


INGREDIENTES
MASSA
1 ovo
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal

INGREDIENTES
RECHEIO
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 vidro de palmito picado
1 dente de alho amassado
1 cebola branca média picada
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
Molho de tomate a gosto
queijo ralado a gosto
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto

MODO DE FAZER
MASSA
Bata no liquidificador, o ovo, o leite, a farinha de trigo e o sal.
Unte levemente uma frigideira com óleo e aqueça em fogo médio.
Despeje uma quantidade de massa suficiente para cobrir o fundo da frigideira, frite de um lado, vire e frite do outro. Repita até terminar a massa. Reserve.

RECHEIO
Refogue numa panela com o óleo, o alho, a cebola, os tomates, os palmitos e as azeitonas.
Dissolva a farinha de trigo no leite, e coloque na panela e mexa até engrossar.
Salgue e junte a salsinha.
Recheie cada panqueca, enrole e acomode em um recipiente cubra com o molho de tomate, polvilhe o queijo ralado.

Obs: A massa pode ser utilizada para molho bolonhesa como na foto
Fonte:lilianvale/blogspot

sábado, 15 de janeiro de 2011

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

INGREDIENTES

1kg de mandioca cozida
1 lata de creme de leite com o soro
2 colheres de margarina
1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida
1 cebola média picadinha
4 dentes de alho esmagados
2 tomates sem casca picados
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal
Depois que estiverem bem misturados, acrescente o creme de leite, reserve
Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates só pra dar uma murchada
Acerte o sal se achar necessário
Em um refratário untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê
Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BOLO CHOCOLATE "DIET"


Ingredientes
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para ir ao fogo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 gemas
6 claras em neve
Calda:
250 g de chocolate ao leite diet
Preparo da Receita
Bata as claras até o ponto de neve. Acrescente as gemas e bata por mais 5 minutos. Adicione a farinha, o adoçante, o cacau em pó e a baunilha. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. De preferência com aro removível. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Receita de coalhada seca


A sugestão de entrada faz parte do trio de pastas: coalhada seca, pasta de berinjela, e Hommus.

*Ingredientes para a coalhada fresca:
1 litro de leite tipo A
2 colheres (sopa) de coalho

Modo de preparo

Prepare a coalhada fresca*.
Mexa bem e despeje em um saco de algodão, de trama bem fechada. Amarre a boca do saco, pendure e deixe o soro escorrer por um período de 10 a 12 horas. Quanto mais tempo a coalhada ficar escorrendo, mais dura e ácida ela será. Depois desse tempo, retire a coalhada, passe por uma peneira, coloque o sal e misture bem.

Leve à geladeira. Sirva acompanhada de azeitonas, hortelã fresca ou seca, ervas e especiarias como záthar, alho, cebolinha, salsa e claro pão árabe.

*Para preparar a coalhada fresca:
Coloque o leite numa panela, leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente, 45ºC. Não dispondo de um termômetro, proceda da seguinte maneira: coloque o dedo no leite e conte até dez ; se suportar a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada.

À parte, dilua o coalhado em um pouco do próprio leite morno e junte ao restante. Mexa bem, airando com uma concha, da seguinte forma: mergulhe a concha no leite, levante-a e, do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repita o procedimento algumas vezes.

Coloque em um ou mais recipientes (de preferência de cerâmica ou louça), tampe e envolva com um pano grosso para manter o calor. Deixe repousar por duas horas, no verão, e três horas, no inverno, sem mexer. Após coalhar, leve à geladeira por, no mínimo, duas horas antes de consumir.

PS - O coalho é uma porção de coalhada extraída de outra, feita anteriormente. Outra opção é usar, como coalhado, iogute natural. Neste caso, porém, nas primeiras vezes a coalhada ficará ácida.

Rendimento: 3 porções


domingo, 9 de janeiro de 2011

Lombo recheado

1 Lombo de porco com 3kg;
200 ml de Vinho branco(seco);
3 Maçãs;
500g de Presunto;
50g de Ameixas pretas;
150g de Bacon;
05 Dentes de alho;
03 Cebolas;
Sal a gosto;
100 ml de óleo ou manteiga + ou - 04 colheres de sopa